Um assunto que vem causando muita "Treta" entre as religioes e os cientistas e historiadores é a evolução humana! muitos falam "ISSO É MENTIRA! ADÃO E EVA FORAM OS NOSSOS PRIMEIROS DESCEDENTES!" mas tem outras religioes um pouco mais sensantas que acreditam sim na evolucão e no modo que a terra foi formada , essa religião é o espiritismo , mas não irei citar isso agora , vamos aprender sobre a evolução!
Antes de tudo , eu necessito que você tenha uma mente aberta para entender , todos pensam que são mentes abertas , mas a maior parte nem nota que são uns mentes fechadas conformistas ... quer saber como ser mente fechada por pelo menos alguns minutos? ou sei lá ... até a morte? antes de você sair aceitando uma teoria mal contanda , sempre pergunte "POR QUE ISSO ACONTECE????" eu acho bem mais facil acreditar em uma teoria que teve testes e observaçoes do que relatos não provados...
Antes de começar (de novo) , entenda , oque é uma teoria?
você deve ter pensado " teoria é uma ideia falada por alguém mas sem comprovação!" bom , se você pensou nisso , você já tirou uma nota abaixo de 5 em ciências ou geografia! Meu amigo , teoria é um estudo feito a base de testes e evidencias comprovadas ser reais! agora que você sabe disso bora começar!
Seleção natural : antes de você ficar falando " se viemos do macaco , como ainda existem macacos por ai???"
bom , ainda existe macacos por causa da nossa querida seleção natural , a seleção natural é um processo proposto pelo naturalista britânico Charles Darwin, em que os ambientes seriam responsáveis por "selecionar" os organismos mais adequados para habitar determinado lugar. ou seja , o fato existir macacos e humanos é que muitas especies de macacos foram evoluindo (ou sendo selecionados a evoluir) de acordo com o ambiente que estavam , e o humano evoluiu até o modo que estar hoje!
e outros não conseguiram evoluir e continuam sendo macacos e tals... e para ser exato , por causa da seleção natural , nós não somos exatamente descedentes de macacos , somos primos proximos .
bom , agora que você sabe disso , veja nossas etapas evolutivas:
Australopithecus
Os fósseis mais antigos aparentados com o homem são originário do Pleistoceno inferior e são chamados de Australopitecídeos.
O primeiro crânio foi descoberto em 1925 na África Meridional. Tal crânio pertencia a uma criança com 6 anos de idade, com volume craniano pequeno, maxilares robustos e acentuado prognatismo.
Posteriormente, ainda na África, descobriram-se inúmeros restos de esqueletos, de sorte que atualmente dispomos de uma centena de indivíduos, todos pertencentes aos Australepiticídeos. Seu estudo revela uma mistura de caracteres simiescos e humanos. Entre os primeiros salientam-se frente Saiva a volume craniano máximo de 700 centímetros cúbicos.
Dos caracteres humanes evidenciamos a existência de uma bacia e de uma articulação craniana, capazes de assegurar uma postura vertical quase perfeita.
As diferenças entre as amostras mostram a existência de dois gêneros distintos: Austrapolithecus e Paranthropus.
O Paranthropus, mais primitivo, desprovido de fronte, apresentava uma crista sagital, forte proeminência da arcada supra-orbital e, molares maciços, indicando um regime vegetariano.
O Australopithecus era mais evoluído: o crânio apresentava 650 centímetros cúbicos, com arcada supra-orbital pouco acentuada e dentição indicando um regime onívoro. As ossadas e as conchas encontradas junto às amostras demostram que os Australopithecus caçava, pescava, comendo carne e mariscos. O Paranthropus só viveu até a metade do Pleistoceno, ao passo que o Australopithecus, melhor adaptado, prosseguiu sua evolução originando o homo sapiens:
Homo habilis
Em 1960 Louis Leakey encontrou, na África, cerca de seis fósseis e os chamou de Homo habilis. A reconstrução do Home habilis sugere uma criatura com 1,25m de altura, dentes – Os dentes são estruturas duras, calcificadas, presas aos maxilares superior e inferior, cuja atividade principal é a mastigação. Os conhecimentos biológicos são formados desde a pré história, através de fundamentos empíricos. Dentes pequenos e pés semelhantes aos do homem.
Junte com os restos foram encontrados seixos trabalhos com bordos cortantes, indicando que o Homo habilis era capaz de trabalhar a pedra. Essa espécie, datada de 1.700.000 anos é considerado o ancestral da espécie humana.
Homo erectus
O ipedloucura16de Java, um dos mais antigos hominídeos, foi descoberto por Eugene Dubois, em 1891, na região leste de Java. Inicialmente foi chamado de Pithecantropus erectus, nome posteriormente alterado para Homo erectus. A reconstrução esquelética indicou que o adulto atingia 1,70m de altura, pesava 70 quilogramas a tinha um andar semelhante ao do homem atual.
A capacidade craniana variava de 700 a 1.100 centímetros cúbicos. As arcadas supra-ciliares eram preeminentes e não apresentava queixo, dentes grandes e caninos não ultrapassando os demais dentes. Vivia em cavernas ou abrigos de pedras, por ele construídos. Em 1920 escavações em cavernas próximas a Pequim, Davidson Black encontram o chamado homem de Pequim e deu-lhe o nome de Sinanthropus pekinensis, porém, a descoberta de outros espécimes revelou que se tratava de uma variedade do Homo erectus.O crânio, dotado de protuberâncias supra-erbitais apresentava uma capacidade de 1075 centímetros cúbicos. Ao lado do homem de Pequim foram encontrados objetos talhados em pedra a restes de cinza, provando o conhecimento do fogo.
Homo Sapiens
Há cerca de 70.000 anos atrás, surgiu o Home sapiens, do qual existem numerosas amostras. Ele teria se apresentado em duas superfícies: Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens.
O primeiro, homem de Neandertal, foi descoberto no vale de Neander, próximo a Dusseldorf, sendo da constituição forte, cuja altura variava de 1,50 a 1,60m. A capacidade craniana atingia1.750 centímetros cúbicos e sua postura era ereta. Os neandertalenses habitavam cavernas, fabricavam armas de sílex, caçavam e enterravam seus mortos com alimentos e ornamentos. O homem de Neandertal foi um ramo lateral que se extinguiu sem contribuir para a posterior evolução do homem atual.
O Homo sapiens sapiens substituiu, há cerca de 30.000 anos, o Homo neanderthalensis e conduziu ao homem moderno.
O Homem Moderno
O homem moderno é o homem de Cro-Magnon, encontrado em formações rochosas do Cro-Magnon, no centro-sul da França. Viveu de 20 a 30 mil anos atrás. Tinha elevada estatura e capacidade craniana comparável à nossa: 1590 centímetros cúbicos. Caçava com arca e arpão. Tinha elevado nível cultural, realizando escultura e cultuando os mortos. Nos túmulos depositavam alimentos, adornos, utensílios e armas.
A variabilidade do Homo sapiens e o desenvolvimento de suas faculdades intelectuais são responsáveis pelo amplo sucesso da espécie. De origem tropical, o homem conseguiu superar as condições climáticas e povoar a Terra inteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário